PARKINSON'S DISEASE COGNITIVE RATING SCALE

A Escala de Avaliação Cognitiva da Doença de Parkinson (PD-CRS) é um teste de rastreio, ou de avaliação cognitiva global, que abrange os domínios cognitivos habitualmente comprometidos na DP (Pagonabarraga et al., 2008; Fernández de Bobadilla et al., 2013). Os nove itens cobertos pela PD-CRS incluem a avaliação de funções cognitivas "frontal-subcortical" e "cortical posterior". A pontuação do item "frontal-subcortical" inclui avaliação da atenção sustentada, memória operacional, evocação imediata e tardia de memória verbal, fluência verbal alternada, fluência verbal de ações e desenho do relógio espontâneo. A pontuação "cortical posterior" inclui a avaliação da nomeação por confronto visual e a cópia do desenho do relógio.

A proposta original e os últimos estudos de validação para outras línguas mostraram que a PD-CRS é capaz de classificar corretamente pacientes com comprometimento cognitivo leve e demência da doença de Parkinson. Estes estudos demonstraram adequada reprodutibilidade entre examinadores, equivalência teste-reteste e alta confiabilidade. Recentemente, o Sociedade Internacional de Parkinson e Transtornos do Movimento (MDS) selecionou a PD-CRS como uma das três escalas recomendadas para a avaliação do desempenho cognitivo global na DP (Skorvanek et al., 2018).

O processo de adaptação e de estudo das evidências de validade da versão brasileira da PD-CRS, em uma população clínica e uma população saudável (sem declínio cognitivo), foi realizado pelo nosso grupo, em uma colaboração de múltiplos profissionais. O estudo está publicado na tese de doutorado do médico neurologista Pedro Brandão, disponível neste link, realizada na Universidade de Brasília.

PARKINSON'S DISEASE - COGNITIVE RATING SCALE (PD-CRS),

versão em Português adaptada para o Brasil,

com instruções de aplicação:

Slides com estímulos visuais para a tarefa de NOMEAÇÃO:

Correção da pontuação de cada um dos itens, subescores

e escore total, a partir de dados normativos

brasileiros, baseados em regressões múltiplas:

 

Referências:

Fernández de Bobadilla R, Pagonabarraga J, Martínez-Horta S, Pascual-Sedano B, Campolongo A, Kulisevsky J. Parkinson’s disease-cognitive rating scale: psychometrics for mild cognitive impairment. Mov Disord 2013;28(10): 1376-1383.


Pagonabarraga J, Kulisevsky J, Llebaria G, García-Sánchez C, Pascual-Sedano B, Gironell A. Parkinson´s disease-cognitive rating scale: a new cognitive scale specific for Parkinson´s disease. Mov Disord. 2008;23(7): 998–1005.

Skorvanek M et al. Global Scales for Cognitive Screening in Parkinson’s Disease: Critique and Recommendations. Mov Disord. 2018;33:208-218.